Análise das complicações dos pacientes frequentadores do programa hiperdia de uma Unidade de Saúde da Família
Resumo
Introdução: Hipertensão e diabetes são doenças crônicas que cursam com grande morbimortalidade. As complicações relacionadas a essas afecções, no entanto, podem ser simplesmente prevenidas por um bom controle da doença de base. A avaliação da prevalência das complicações é um importante parâmetro para avaliar a eficácia das medidas de cuidado médico e implementadas pelo programa HiperDia.
Casuística e Método: Foi realizada análise transversal retrospectiva via preenchimento de formulário de pacientes cadastrados no programa HiperDia de uma Microárea da Unidade de Saúde Guaraituba e que participaram de pelo menos uma das últimas três reuniões do Programa de maio a agosto de 2011 e aqueles que foram dispensados mediante a justificativa. Variável analisada: complicações relacionadas a Hipetensão e Diabetes apresentadas pelos pacientes frequentadores do HiperDia . Os prontuários físicos eram selecionados de acordo com a listra de presença das reuniões do Hiperdia e separados juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde.
Objetivo: Analisar as complicações dos pacientes cadastrados no Programa Hiperdia da Unidade de Saúde da Família Guaraituba de Colombo-PR.
Resultados: Dos 114 pacientes avaliados 43 (37,72%) possuíam algum tipo de complicação relacionada a doença de base. As mais comuns foram doença renal (12 pacientes, 27,91%), Insuficiência cardíaca congestiva (16,28%), Acidente vascular encefálico (11,63%), Infarto agudo do miocárdio, cardiopatia e doença arterial periférica com 9,30 % dos casos cada. Dos pacientes com doença renal 8 possuíam Insuficiência renal crônica, perfazendo 66,67% dos pacientes com doença renal, 18,60% dos com complicação e 5,56% do total de pacientes analisados. Doenças de grande relevância para a saúde dos pacientes também forma muito prevalentes como ICC, com 6,14% de toda a população estudada, AVE com 4,38% e IAM com 3,51%.
Conclusões: A prevalência de pacientes com complicações relacionadas a Hipertensão e ao diabetes foi alta na população estudada. Visto que tanto a expectativa de vida quanto a qualidade de vida dos pacientes está intimamente relacionada ao controle glicêmico e pressórico prevenindo o aparecimento dessas complicações, ressaltamos a importância da análise de tais consequências.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.
Este periódico é de responsabilidade das associações:
Apoio institucional: