Oficina preparatória para o ciclo II do PMAQ-AB nas Minas Gerais
Resumo
Introdução: O Ministério da Saúde lançou em 2011 o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). No ciclo I do PMAQ-AB em 2012, 66% (2954/4447) das equipes de Atenção Primária a saúde de 78% (667/853) dos municípios mineiros aderiram ao programa, mas 41% dessas equipes obtiveram desempenho mediano ou insatisfatório. Há chance de qualificar a gestão municipal no PMAQ-AB ciclo II.
Objetivos: Relatar a experiência colaborativa entre os três níveis de gestão de saúde com a academia visando a preparação local para o ciclo II do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) no estado de Minas Gerais.
etodologia ou descrição da experiência: Relato de experiência dos encontros preparatórios para a oficina. Descreveu-se agendas de desenvolvimento e relatorias colaborativas construídas por técnicos das três esferas da gestão em saúde e com pesquisadores ligados ao PMAQ-AB. Usou-se também os resultados das avaliações dos participantes da oficina bem como reflexões sobre os produtos desenvolvidos ao longo da oficina.
Resultados: Visando ampliar o acesso a uma Atenção Primária à Saúde altamente resolutiva em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), o Departamento da Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS) e facilitadores externos conceberam, planejaram e ofereceram colaborativamente a oficina de preparação para o ciclo II de implementação do PMAQ-AB. Os diálogos e produtos desta oficina, incluindo modelo lógico para replicação desta oficina, foram avaliados como úteis e em tempo oportuno pelos participantes e pelos organizadores da iniciativa.
Conclusões ou hipóteses: A análise de documentos, dos resultados das relatorias dos trabalhos de grupo, da avaliação dos participantes da oficina e as reflexões dos organizadores parecem validar o sucesso da parceria institucional estabelecida, da metodologia empregada e o potencial de replicação da oficina em outros estados Brasileiros.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Este periódico é de responsabilidade das associações:
Apoio institucional: