Características da população em desmame de benzodiazepínicos atendida na Atenção Primária
Resumo
Introdução: Os benzodiazepínicos (BZD) são agentes hipnótico-sedativos utilizados na fase aguda dos transtornos de ansiedade, insônia e crises convulsivas. Devido a seus efeitos colaterais importantes, tais medicamentos não devem ser usados a longo prazo. Na prática clínica diária, percebe-se que muitas vezes os BDZ são prescritos de forma contínua, sem qualquer tentativa de retirada gradual da medicação.
Objetivos: Avaliar o perfil dos usuários de BDZ atendidos na Atenção Primária de uma unidade de saúde do município de Mossoró/RN, bem como aqueles que conseguiram concluir o desmame com êxito.
Metodologia ou descrição da experiência: Foi realizada uma análise dos prontuários dos usuários cadastrados no programa de Saúde Mental da UBS Ver. Durval Costa, localizada no município de Mossoró/RN. A partir daí, localizaram-se os pacientes que utilizam ou já utilizaram BZD e foram consideradas algumas informações como: idade, medicações em uso, tentativa de desmame do BZD, tempo de uso, diagnóstico e especialidade do primeiro prescritor.
Resultados: Ao todo, 62 dos pacientes cadastrados utilizam ou já utilizaram BZD. Dentre eles, a maior parte apresentava idade entre 50 e 59 anos (19 pacientes), 28 pacientes estavam em processo de desmame, 29 pacientes estavam sem desmame, enquanto que 5 pacientes não usavam mais benzodiazepínicos. A maioria dos pacientes teve o psiquiatra como prescritor inicial (35 pacientes), bem como estavam utilizando a medicação por pelo menos 5 anos (30 pacientes). Os principais BDZ utilizados foram os de meia vida longa: clonazepam (32 pacientes), seguido pelo diazepam (21 pacientes). O transtorno de ansiedade foi a patologia mais encontrada, sendo tratada em 20 pacientes.
Conclusões ou hipóteses: Consideramos que é preciso ter um maior cuidado continuado com os usuários de BDZ, limitando sua prescrição por um curto período de tempo e, principalmente, orientando o usuário sobre os efeitos colaterais e a necessidade da diminuição gradual da medicação. Dessa forma, conseguiremos modificar a compreensão do mesmo sobre sua patologia, atingindo o desmame completo com maior êxito.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Este periódico é de responsabilidade das associações:
Apoio institucional: