MFC: uma escolha de vida e experiência de realização na Amazônia Legal
Resumo
Objetivos: relatar a experiência como médica Unidade de Saúde Família-USF José Adelino da Silva em Porto Velho/RO, e residente de Medicina de Família e Comunidade no Módulo Jardim Primavera e Módulo Universitário na cidade de Rio Branco/AC, estados integrantes da Amazônia Legal.
Metodologia ou descrição da experiência: o procedimento metodológico fundamentou-se na pesquisa documental que de acordo com Gil (2010, p.30) “vale-se de toda sorte de documentos, elaborados com finalidades diversas, tais como assentamentos, autorização, comunicação, relatos de pesquisas, relatórios, boletins, jornais de empresas, atos jurídicos, compilações estatísticas e outros”. No caso específico, referente ao relato de experiência vivenciada na Atenção Primária, a partir da decisão de seguir carreira na Medicina de Família e Comunidade na Floresta Amazônica, constou dos apontamentos, dos esquemas, das descrições asseguradas em diário de campo que foram registrados no decorrer dos atendimentos realizados em cada uma das USFs.
Resultados: em RO atuei na Atenção Primária numa comunidade carente utilizando os conhecimentos teóricos gerais, uma vez que estudei a disciplina medicina de família e comunidade apenas no internato de forma prática. No AC como residente de medicina da família e comunidade, atuei em duas USF, uma com predomínio de pessoas de classe D e E, outra com pessoas de classe A, B e C (IBGE, 2011). Apesar da pobreza, dos problemas com idosos acamados, cuidadores doentes, obesidade na infância e gestantes, aprendi entender importância da integralidade, da longitudinalidade, e alteridade, adquirindo segurança mesmo na carência de recursos, na limitação de acesso ao serviço de saúde e na falta da contra-referência.
Conclusões ou hipóteses: a experiência como médica de família e comunidade na Amazônia Legal permite por meio dos conhecimentos teóricos e práticos, atuar com competência na Atenção Primária, independentemente da realidade social da população e dos problemas de saúde -física e psíquica- dos pacientes, com reflexos nas USFs, além de fortalecer a decisão profissional pela carreira na Atenção Primária (GUSSO, LOPES, 2012).
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Este periódico é de responsabilidade das associações:
Apoio institucional: