Avaliação de instrumentos da qualidade de vida no Diabetes Mellitus
Resumo
Objetivos: O objetivo desta revisão de literatura é avaliar os instrumentos de qualidade de vida para idosos portadores de diabetes tipo 2 e analisar quais deles foram validados para língua portuguesa.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Através de revisão bibliográfica da literatura nacional e internacional sobre o tema, sendo feita consulta para obtenção de textos na base de dados MEDLINE e BIREME utilizando-se das palavras chaves “qualidade de vida” e “Diabetes Mellitus” e ïdosos. Na análise dos instrumentos utilizou a metodologia proposta por Lohr el al. Os instrumentos são avaliados com relação ao seu modelo conceitual e de medida, confiabilidade, validade, sensibilidade à mudança, facilidade de interpretação, aspectos práticos de utilização, formas alternativas e adaptações lingüísticas disponíveis.
Resultados: Foram encontrados 147 referências na pesquisa constando de 22 tipos de instrumentos diferentes, que foram analisados a partir de seus artigos originais, discutindo suas principais características.
Conclusão ou Hipóteses: Os instrumentos validados no idioma e adaptados as características culturais da população do Brasil são os seguintes: WHOQOL-100, Whoqol-Bref, SF-36, EQ-5D, Addquol, DiabMedSat, Diabetes Treatment Satisfaction Questionnaire, versões status e change (DTSQs e DTSQc), Diabetes Symptom Checklist-Revised (DSC-R) e Problem Areas in Diabetes scale (PAID).
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Este periódico é de responsabilidade das associações:
Apoio institucional: