A relação médico-paciente: vivências e aprendizados na Educação Popular
Resumo
Objetivos: Analisar através dos relatos de experiência as reflexões e vivências relacionadas a formação acadêmica na relação médico-pacinete através do projeto na EP.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Utilizou-se para este trabalho a metodologia do relato de experiência. Foram utilizados relatos individuais de sete extensionistas incluindo o do professor coordenador sobre as experiências com a EP. Os relatos foram gravados com filmadora e depois transcritos.
Resultados: As atividades da LES permitem ao aluno um contato diferente dos ensinamento tradicionais da academia revelando outros pontos da relação médico-paciente: “como que a comunidade se organiza, né? O paciente que a gente tá conversando lá no hospital não é só um paciente. Eles têm uma vida (...) tem um contexto social por trás disso, sabe?”. A LES ajuda no emponderamento da comunidade, orientando-a: “indo basicamente orientar porque na verdade são eles a comunidade e mesmo que a gente ajude, a luta é deles, e sendo assim, a Liga faz diferença, porque eles sentem que tem alguém se importando com eles e sentem que são mais capazes do que imaginam”.
Conclusão ou Hipóteses: Percebemos através dos relatos de experiência que as vivências na EP dos alunos possibilitam o contato com diferentes facetas das relação médico-paciente, que frequentemente não é abordado de maneira integral na formação médica tradicional. Percebemos também que essas experiências fomentam a valorização do próximo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Este periódico é de responsabilidade das associações:
Apoio institucional: