A Estratégia de Saúde da Família (ESF) na televisão

Enrique Falceto de Barros, Tatiana Souza de Camargo

Resumo


Introdução: A educação popular em saúde é uma preocupação histórica do Movimento Sanitário Brasileiro (MSB) e central para o Médico de Família e Comunidade (MFC), pois é sabido que o acesso à informação está associado à redução de morbimortalidade geral. Apesar de consideráveis avanços em campanhas de Saúde Pública (programa da AIDS, ESF, SUS, etc), é muito difícil apresentar e difundir as bandeiras do MSB e dos MFCs de forma sistemática na mídia televisiva brasileira.

Objetivo: Relato da experiência de um MFC como apresentador de um programa de saúde na TV Brasil, rede de televisão pública, aberta a toda a população brasileira.

Método: Descrição qualitativa da experiência de um MFC na construção de um programa de saúde para TV Brasil, focando em seus aprendizados com esta mídia – entre outras a ela articuladas na publicização dos programas – e nas dificuldades de desenvolver um programa em consonância com a melhor prática em MFC.

Conclusão: As dificuldades para o desenvolvimento de um programa de televisão sensível e adequado as necessidades da ESF são inúmeros, mesmo em uma televisão de rede pública. A televisão pública parece ser uma área receptiva ao MSB e a ESF, com enorme potencial para Educação Popular em Saúde.


Palavras-chave


Estratégia de Saúde da Familia; Movimento Sanitário Brasileiro; Comunicação

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