Saúde bucal nas escolas – relato de experiência
Resumo
Introdução: A promoção de saúde bucal pode e deve se realizar para além dos limites do consultório odontológico. A apreciação dos temas relacionados à educação e saúde na escola é parte maleável e moldável na formação de um ser, que, a partir de sua vivência prática, vai formando conceitos, recebendo cultura e incorporando modos individuais e intransferíveis
Objetivos: Explanar sobre os benefícios de se manter uma boa higiene bucal, enfatizando sobre as principais patologias que acometem a boca.
Metodologia ou Descrição da Experiência: O trabalho foi realizado com estudantes (crianças e pré-adolescentes) de uma instituição municipal de ensino em uma cidade do interior da Bahia. A metodologia do trabalho foi a explicação e exposição de imagens e vídeos acerca das principais doenças causadas pela má higienização da boca e as principais alterações bucais causadas por infecções virais e fúngicas. Posteriormente foi mostrada a maneira correta de higienização bucal, havendo participação ativa dos estudantes.
Resultados: Foi observado uma falta de informação da população sobre tal assunto, o que era pressuposto, devido à dificuldade de acesso a tais informações.
Conclusão ou Hipóteses: Atividades de educação em saúde bucal realizadas no âmbito escolar estabelecem um maior conhecimento aos estudantes e professores e são de extrema importância, pois, além de informar a comunidade abrangente sobre a necessidade de se manter uma boa saúde bucal, proporcionam à sociedade uma maior difusão do conhecimento sobre higiene bucal e as principais patologias bucais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.