Percepções dos estudantes sobre suas necessidades de aprendizado durante internato na APS
Resumo
Introdução: O Internato em Saúde Coletiva I na Universidade Federal de Pernambuco ocorre no quinto ano do curso médico, com duração de dois meses, e está concentrado na Atenção Primária à Saúde (APS). Nesse momento, os estudantes são avaliados através de três componentes, sendo um deles, a auto-avaliação processual (AAP), objeto de estudo do presente trabalho.
Objetivos: Conhecer as expectativas de aprendizado dos estudantes ao início do rodízio e analisar suas mudanças no decorrer do estágio e em sua conclusão.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de uma análise documental em um corte transversal de natureza qualitativa. As AAP preenchidas em ambiente virtual por três turmas consecutivas, em um período de seis meses, foram submetidas à análise de conteúdo, respeitando todas as etapas desta: pré-análise, análise e interpretação.
Resultados: Os estudantes iniciam com interesses gerais, tais como desenvolver autonomia na prática médica e objetivos voltados para especialidades (cardiologia, endocrinologia, pediatria etc) e centrados em doenças. Também apontam como objetivos iniciais aprender conceitos de saúde coletiva e funcionamento da APS. Com o decorrer do estágio, foram observadas mudanças das expectativas de aprendizagem dos estudantes. Passam a focá-las para trabalho médico, surgindo temas como consultagem, saúde mental e trabalho em equipe. Também é observado que os estudantes passam a perceber a APS como importante campo de aprendizado.
Conclusão ou Hipóteses: O cotidiano de trabalho em APS modifica as percepções das necessidades de aprendizado dos estudantes e também transforma o olhar dos mesmos sobre a importância desse cenário de prática para a formação médica. Concluímos também que o instrumento da AAP é útil para o planejamento do internato de Saúde Coletiva I, além de organizar o processo de ensino-aprendizagem do estudante e da preceptoria.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.