Diretrizes para Autores
• Serão aceitos no máximo 05 (cinco) autores, sendo que quem submeter o trabalho deve estar inscrito no Congresso no ato da submissão e o pagamento de sua inscrição deverá ser efetuado até dia 01/04/2013 (data na qual o trabalho já estará avaliado).
• Os resumos deverão ser enviados de acordo com os 4 eixos do evento.
• O resumo não poderá conter gráficos, figuras, fotos e tabelas.
• Somente serão avaliados os trabalhos enviados na seguinte formatação:
» Título: máximo de 12 palavras. Somente inicial do título em letra maiúscula e substantivos próprios. Ex: A importância da Estratégia de Saúde da Família na intervenção educacional para cessação do tabagismo.
» Autores: relacionar nome e sobrenome dos autores (no máximo 5 autores), sendo o do autor principal colocado em primeiro lugar, sem abreviaturas, sem titulação. Todos os autores devem seguir o mesmo padrão de apresentação. Ex: Marcelo Marcos Piva Demarzo, Rodrigo Cariri Chalegre de Almeida, João José Neves Marins. Deverá ser apontado o apresentador;
» E-mail: deve ser inserido o e-mail de todos os autores;
» Instituição: nome da instituição de todos os autores, por extenso com a sigla entre parêntesis. Somente inicial da afiliação institucional em letra maiúscula e substantivos próprios. Ex: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
• Corpo do resumo: máximo de 2500 caracteres (com espaço) divididos entre os itens abaixo.
O corpo do resumo para as formas de apresentação deverá conter:
- Introdução: 400 caracteres (com espaço)
- Objetivo: 300 caracteres (com espaço)
- Metodologia ou descrição da experiência (contexto, principais etapas, o que se esperava): 700 caracteres (com espaço)
- Resultados: 700 caracteres (com espaço)
- Conclusões ou hipóteses: 400 caracteres (com espaço)
• Serão aceitos no máximo 3 resumos de trabalhos por congressista.
• O apresentador do trabalho nas formas de pôster ou comunicação coordenada deverá ser um dos autores.
• A aprovação dos resumos, assim como a forma, dia, hora e local de apresentação serão divulgados oportunamente.
• Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado, com o nome de todos os autores, nominando o apresentador.
• Ao submeter o resumo o autor autoriza a publicação do mesmo nos Anais do 12° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade.
a) Os trabalhos científicos poderão ser de 4 tipos:
• Pesquisa quantitativa: são pesquisas que utilizam metodologia quantitativa no seu desenho.
• Pesquisa qualitativa: são pesquisas que utilizam metodologia qualitativa no seu desenho.
• Relatos de experiência: são trabalhos que relatam casos ou experiências os quais explorem um método ou problema por meio do exemplo.
• Temas de revisão: são trabalhos que apresentam síntese atualizada do conhecimento disponível sobre matérias das ciências da saúde.
b) Haverá duas formas de apresentação de Trabalhos Científicos
Forma de Apresentação:
1. Pôster
O objetivo é apresentar, por meio de representação gráfica, relatos de pesquisas ou ações/intervenções nos diversos campos da Medicina de Família e Comunidade. O pôster deverá contemplar uma síntese da pesquisa ou da intervenção, contendo os seguintes itens: título, autores, instituição, introdução, objetivos, metodologia, e conclusões. As dimensões do trabalho deverão ser de 90 cm de largura e 120 cm de altura, e deverá ser confeccionado com cordão para pendurá-lo. Haverá obrigatoriamente um período de duas horas, estabelecido pelo Congresso, de presença do autor junto ao pôster. É de responsabilidade do autor a fixação e retirada do pôster, no local de exposição correspondente ao número de cada trabalho.
2. Comunicação Oral Coordenada
O objetivo é apresentar, de modo oral, diferentes temáticas, inclusive resultados de pesquisas, e proporcionar a interlocução entre os pesquisadores de uma mesma sessão e destes com a plateia. Os palestrantes terão até 10 minutos para fazer suas apresentações. O resumo deverá conter tema, objetivos e principais pontos a serem apresentados. A comissão científica do Congresso definirá um coordenador para cada uma das sessões.Observação Importante: Todos os trabalhos enviados para apresentação como “comunicação oral coordenada” poderão ser, após a avaliação pela comissão organizadora, reclassificados em pôster, de acordo com a relevância.
c) Eixos Temáticos
Os resumos deverão ser enviados de acordo com os 4 eixos do evento, que serão:
1. Cuidado individual, familiar e comunitário
2. Político e Gestão
3. Formação
4. Pesquisa
Os temas sugeridos para cada eixo são:
1. Cuidado individual, familiar e comunitário
• Prática Clínica em Medicina de Família e Comunidade (casos clínicos, rotinas, protocolos, medicina ambulatorial, atenção domiciliar em MFC e APS) • Comunicação em Saúde e Relação Médico-paciente • Gestão da Clínica e Apoio Especializado • Abordagem Familiar • Abordagem Comunitária • Atividades de Grupo • Saúde Escolar • Trabalho em Equipe • Educação em Saúde / Educação Popular • NASF • ESF Fluvial / Medicina Rural • Praticas Integrativas e Complementares • APS, Meio Ambiente e o Médico de Família e Comunidade • Outros
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2. Político e Gestão
• Gestão do Processo de Trabalho • Políticas Públicas • Valorização Profissional / Plano de Cargos e Salários • Formas de Contratação, Flexibilização de horários e Avaliação por resultados • Acesso • Controle Social • Gestão de Equipe • Integração dos Serviços de Saúde • Saúde Suplementar • Outros
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3. Formação
• MFC e APS na Graduação • Residência / Especialização / Educação Permanente em MFC e APS • Educação à distância em MFC e APS e novas metodologias educacionais • Modelos docente-assistenciais em MFC e APS • Outros
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4. Pesquisa
• Como pesquisar em APS • Como se atualizar em APS • Avaliação de resultados em APS • Metodologias de pesquisa e produção de conhecimento em APS • Estudos epidemiológicos na MFC / ESF / APS • Outros |