Educação em saúde no âmbito escolar: relato de experiência do jovem doutor
Resumo
Introdução: No Brasil, é crescente o número de doenças provenientes de hábitos de vida inadequados e falta de informação da população, o que exige maior oferta de ações que atuem na prevenção e promoção de saúde. O Programa de Extensão Universitária Jovem Doutor, busca complementar a formação de alunos com ações educativas, que visem à diminuição de complicações do comportamento social relacionadas à saúde.
Objetivos: Fornecer ações educativas que promovam à saúde quanto aos aspectos preventivos. Fortalecer a consciência ecológica, a responsabilidade social e a inclusão digital e gerar agentes multiplicadores das escolas públicas do ensino fundamental e médio do Estado de Alagoas.
Metodologia ou Descrição da Experiência: O Programa Jovem Doutor atinge atualmente três escolas públicas, da seguinte forma: estudantes de ensino superior auxiliados por profissionais confeccionaram materiais educacionais com temas relacionados à saúde, educação e tecnologia que são abordados nas escolas, de acordo com a necessidade local de cada comunidade. Alguns dos temas abordados são: saúde bucal, educação postural, saúde sexual, meio ambiente, infecções do cotidiano, inclusão digital, alimentação saudável, prevenção de acidentes e primeiros socorros, violência e qualidade de vida. As informações levadas aos alunos são transmitidas de diversas formas, através de dinâmicas, jogos, exposições com cartazes ou slides.
Resultados: Com o trabalho realizado a cada ano do programa Jovem Doutor, uma nova turma é capacitada a realizar trabalhos cooperados para a promoção da saúde, qualidade de vida e tecnologias, desse modo, disseminando os conhecimentos adquiridos através do programa, na sua escola e na comunidade. Um dos pontos marcantes do Jovem Doutor é a formação de agentes multiplicadores na sociedade e o estímulo à docência aos acadêmicos envolvidos.
Conclusão ou Hipóteses: O Programa de Extensão Jovem Doutor UNCISAL tem um papel preponderante no estado de Alagoas, pelo fato de levar ao público alvo, educação em saúde, despertando-os para um olhar mais crítico e amplo a respeito do mundo em que vivemos, bem como contribuindo para que os discentes alcançados pelo Programa tenham a oportunidade de serem multiplicadores de saúde na comunidade em que vivem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.