Redes sociais do cuidado à saúde de Pernambuco: Programa Mãe Coruja
Resumo
Introdução: Pernambuco apresenta quadro sanitário caracterizado por redução da mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias e aumento por doenças crônico degenerativas. A redução na taxa de mortalidade infantil,tendência decrescente. O programa Mãe Coruja busca a estruturação de redes enfocando o cuidado e abordando suas causas intersetoriais e transdisciplinares.
Objetivos: objetivo discutir e instituir rede de proteção social materno infantil através de uma política de publica:Programa Mãe Coruja. Estabelecendo rede solidária para redução da mortalidade infantil e materna através de ações articuladas nos eixos da saúde, educação,desenvolvimento e assistência social.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Metodologia estudo descritivo exploratório, avaliativo da implantação e organização da rede de atenção materno infantil, estruturando suas necessidades intersetoriais a integralidade da atenção para impactar nos indicadores da mortalidade infantil e materna. A População alvo gestantes, usuárias do SUS, Crianças de 0 a 5 anos. Os indicadores trabalhados: acesso a 7 consultas do pré-natal e 1 do puerpério, cartão de vacina implantação dos cantos mãe coruja .dados serão analisados pelo epinfo.
Resultados: implantação do programa em 12 Regionais de saúde beneficiando 103 municípios com CMI acima de 25/1000 Nascidos vivos .O eixo da saúde instituiu o desenho da rede de atenção ao parto articulado ao dialogo da atenção primaria. Qualificando o pré-natal estabelecendo fluxos de referencia e contra referencia,estruturação de um Sistema de Informação para monitoramento das ações do programa;certificação de 238 Equipes de Saúde da Família (ESF)a investigação de óbitos através da implantação dos GT regionais. O eixo educação instituiu os círculos de cultura resgatando cidadania e continuidade da escolaridade, o desenvolvimento social incluiu politicas publicas as necessidades encontradas.
Conclusão ou Hipóteses: A gestão compartilhada entre o estado e município empoderados e autônomos,a partir da estrutura no território o canto mãe coruja com prática sanitária de matriciamento na inclusão de políticas de acordo com a necessidade social e de saúde da população,o aprofundando a análise situacional e intervenção no tempo certo através de articulação e definição dos papéis dos atores envolvidos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.