Formação e desenvolvimento docente em pesquisa clínica na saúde da família
Resumo
Introdução: O Instituto de Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas – IPEC/FIOCRUZ teve aprovado o Projeto Pró Ensino na Saúde/IPEC-Fiocruz intitulado Formação para a docência de ensino superior na área da Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas, cuja finalidade é a de fortalecer e consolidar, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Pesquisa Clínica.
Objetivos: Aprofundar conhecimento na área de docência de ensino superior; fomentar a formação de docentes capazes de construir propostas de intervenção sobre os problemas do cotidiano na área da pesquisa clínica e saúde da família para o fortalecimento do SUS, em especial na saúde da família e da comunidade.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Ampliação e qualificação da produção científica, tecnológica e de inovação a partir da investigação científica qualitativa no campo Ensino na Saúde e desenvolvendo atividades de educação permanente para profissionais de saúde, contribuindo para a qualificação e o aperfeiçoamento de pessoal para o SUS em consonância com a política de recursos humanos da Fiocruz e do Ministério da Saúde
Resultados: Realização de dois cursos de Atualização em Pesquisa no Ensino Superior na Saúde (2011/2012). Execução do projeto “Cenários da formação do profissional da saúde para o Sistema Único da Saúde - SUS e a produção do conhecimento em infectologia: os projetos educativos e as práticas exercidas”. Criação de duas disciplinas optativas no Programa: “Práticas Educativas em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas” e “Políticas Públicas de Saúde e Educação”, já implementadas (2011/2012). A reorganização e ampliação do conteúdo da disciplina obrigatória “Metodologia do Ensino Superior em Saúde”, transformando-a em “Metodologia do Ensino Superior e Educação em Saúde”, já implementadas (2011/2012).
Conclusão ou Hipóteses: Garantindo ampliar o compromisso social da pesquisa clínica na atenção à saúde, na pesquisa e no ensino, esta discussão objetivou ampliar e aprofundar conhecimento técnico-científico, na área de docência de ensino superior em saúde. É relevante capacitar profissionais da área da saúde, com bases teórico-metodológicas, competentes e comprometidos com a realidade de saúde da população brasileira.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.