Conhecimento sobre diabetes mellitus de participantes de ação de educação em saúde
Resumo
Introdução: Entre as condições crônicas de saúde, destaca-se o diabetes mellitus pela alta taxa de morbimortalidade, bem como pela crescente tendência à alta prevalência. O diabetes mellitus requer cuidado clínico e educação contínua para a prevenção das complicações agudas e crônicas. A habilidade, tanto do diabético quanto de sua família, para detectar e agir mediante sinais de alerta é importante.
Objetivos: Identificar o nível de conhecimento de uma população atendida em uma ação de educação em saúde sobre diabetes mellitus e hipertensão arterial, realizada em uma faculdade particular em Belém-PA.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo descritivo, transversal com abordagem qualitativo realizado, pelos Projetos de Monitoria de Pediatria e Obstetrícia de uma Instituição de Ensino superior em uma faculdade privada em Belém/PA nos dias 23 e 24/05/2012. Foram incluídos indivíduos maiores de 18 anos, que aceitaram participar do estudo e a assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido, constituindo uma amostra de 64 pessoas. Utilizou-se questionário com perguntas objetivas e subjetivas que englobavam aspectos socioeconômicos e a seguinte questão norteadora: “O que você sabe a respeito do diabetes mellitus?” Os dados colhidos foram analisados, reunidos em tabelas e categorizados quanto à temática presente nas falas.
Resultados: Das 64 pessoas entrevistadas, a maioria (65,6%) era do sexo feminino (média de 37,5 anos), completou o ensino médio 40,2%(23) e ganhava de 2 a 5 salários mínimos, para uma família de, em média, quatro pessoas, com 53,1%(34). Quanto ao conhecimento dos participantes sobre diabetes mellitus, 60,9%(39) abordou idéias dentro da categoria "sinais e sintomas", 25%(16) não referiu informação, 7,8%(5) em "cuidados", 4,6%(3) em "fatores de risco" e 1,5%(1) em "prevenção". Dentre os que referiram seu entendimento, 85%(41) obtiveram resposta satisfatória,14,5%(7) resposta insatisfatória e 72,9%(35) dos entrevistados citaram a palavra açúcar em suas considerações.
Conclusão ou Hipóteses: O estudo mostrou que a maioria da população possui algum conhecimento sobre diabetes mellitus, principalmente com relação aos sinais/sintomas, relacionando a doença com o açúcar. A prevenção foi citada em número insignificante, o que sugere despreocupação e seu possível desconhecimento. Assim, devem-se priorizar ações de educação em saúde sobre diabetes mellitus, em abordagem concisa.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.