Educação e saúde: práticas de nutrição em uma comunidade ribeirinha
Resumo
Introdução: A inserção social de atitudes é determinada pela eficácia do aprendizado e, além disto, quanto maior a proximidade entre o aprendiz e o professor, melhor será o resultado da intervenção.(DOYLE&FELDMAN,1997). Segundo Paulo Freire (2003), é fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a teoria se efetive na prática.
Objetivos: Relatar as ações executadas por discentes do curso de Nutrição e o aprendizado nas atividades promotoras de saúde.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizado uma viagem de atendimento preventivo de saúde do Barco-Ambulatório “Luz da Amazônia”, projeto de cooperação técnica entre a Universidade Federal do Pará e a Sociedade Bíblica do Brasil, na comunidade ribeirinha São Pedro, município do Acará/PA, no mês de maio de 2012. Foram feitos atendimentos básicos de saúde através de equipe multidisciplinar ,composta por discentes e docentes da área da saúde da UFPA.RESULTADOS: Com uma equipe formada por discentes de Nutrição e uma nutricionista ,foram atendidas 60 pessoas (16 famílias). A ação organizou-se em 4 eixos de atendimento nutricional com antropometria, análise de consumo alimentar, aconselhamento dietético e atividade em grupo.
Resultados: Com a avaliação antropométrica (peso, altura e índice de massa corporal) verificou-se o estado nutricional das famílias atendidas. A anamnese alimentar foi realizada através do recordatório de 24 hrs de consumo alimentar, para verificar os alimentos e quantidade consumidos, e após, aplicou-se o aconselhamento dietético baseado no manual “10 passos da alimentação saudável” do Ministério da Saúde, orientando os pacientes quanto ao benefício de uma alimentação adequada, levando em consideração, o acesso aos recursos alimentares da região e incentivando o consumo de frutas e verduras. A atividade em grupo foi realizada com palestra sobre aleitamento materno para mães e gestantes.
Conclusão ou Hipóteses: A iniciativa de educação em saúde, possibilitou aos acadêmicos o contato com a realidade do modo de vida, e as necessidades reais da comunidade, bem como, a prática efetiva na atenção à saúde, oferecendo recursos preventivos para a melhoria da qualidade de vida da população, corroborando que tais preceitos são de suma importância no aprendizado dos acadêmicos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.