Experiência de campanhas educativas sobre aids no município de Sobral – CE

Ana Beatriz Cavallari Monteiro, Luma Taveira Nunes, Ana Tereza Parahyba Asfor

Resumo


Introdução: A comunicação é um valioso e importante instrumento para informar e prevenir a população do risco da epidemia da AIDS. Segundo alguns estudos, a adolescência é a faixa de idade que apresenta maior incidência de DST. Entretanto, no Brasil foram realizadas apenas duas campanhas a nível nacional especificamente para o público adolescente, uma em 1994 e outra em 2003.

Objetivos: Relatar a experiência de campanhas educativas, promovidas por integrantes da Liga de Medicina de Família e Comunidade de Sobral (LIMFACS), para alunos da Rede Pública do município, com o intuito de fornecer informações científicas acerca da AIDS e de provocar uma redução dos comportamentos de risco.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Visando participar ativamente do Dia Mundial da Luta contra a AIDS, integrantes da LIMFACS em parceria com estudantes filiados a IFMSA (International Federation of Medical Students Associations), promoveram campanhas educativas em escolas públicas de Sobral. Os assuntos abordados envolviam: Definição de HIV e AIDS, Epidemiologia, Formas de Contágio, Métodos de Prevenção e Diagnóstico, Sinais/Sintomas, Evolução da Doença e Mitos/Preconceitos associados à AIDS. Usou-se abordagem interativa que envolvia explicação teórica, apresentação teatral e demonstração prática do uso de preservativos. Foi enfatizada também a existência de Centros de Apoio a pessoas com AIDS na cidade de Sobral.

Resultados: O público-alvo era composto por alunos do Ensino Médio, que demostraram bastante interesse, respeito e, inclusive, conhecimento acerca do tema abordado. Este fato pôde ser evidenciado pelas respostas, muitas vezes, corretas dadas pelos estudantes quando indagados pelos palestrantes, além da participação ativa através de perguntas relevantes, principalmente durante o tema “Mitos sobre a Doença”, sendo esse notavelmente o assunto que contribuiu com mais informações novas para os alunos. Os 400 preservativos cedidos pelo Centro de Orientação e Atendimento Sorológico de Sobral (COAS) foram disponibilizados para os estudantes, que demostraram grande interesse em adquirir o produto.

Conclusão ou Hipóteses: As campanhas foram proveitosas, pois através delas pôde-se evidenciar a importância da abordagem de assuntos muitas vezes negligenciados na educação, como as DST. Assim, nota-se a necessidade da expansão de atividades que visam à transmissão de informações relevantes sobre a saúde, incluindo a realização de campanhas também em escolas privadas.


Palavras-chave


AIDS; Comunicação em Saúde; Saúde do Adolescente

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