Avaliação nutricional de escolares na semana nacional de prevenção da obesidade
Resumo
Introdução: O sobrepeso, a obesidade e o desenvolvimento da síndrome metabólica em crianças e adolescentes representam um alarmante problema de saúde pública. Trinta por cento das crianças e adolescentes obesos exibem fatores de risco cardiovasculares e da diabetes.
Objetivos: Avaliar o estado nutricional de estudantes do 1ºao 9º ano do ensino fundamental e descrever as atividades realizadas durante a semana de prevenção da obesidade na infância e adolescência em duas escolas municipais, zona rural, Icapuí-CE.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo transversal, descritivo, com 490 escolares de 7 a 19 anos, em 4 etapas: 1) Divulgação na rádio local e escolas; 2) Atividades técnicas: aferição de medidas, IMC, estado nutricional; 3) Sensibilização dos alunos: atividades educativas abordando temas pertinentes: 4)Sensibilização dos pais: encontro com pais nas UBASF para orientações e informações sobre o estado nutricional dos pesquisados
Resultados: : A maioria dos alunos (82,4%) encontrava-se com adequado estado nutricional; sendo o binômio sobrepeso/obesidade mais frequente (15,1%), destaca-se que 2,4% dos avaliados apresentavam desnutrição e o sexo feminino apresentou maior frequência de sobrepeso/obesidade (58,1%). Destacaram-se como pontos positivos: apoio das escolas para receber as equipes do PSF, envolvimento dos alunos, interesse dos pais e visita destes às Unidades de saúde, apoio dos gestores da Secretaria de Saúde e Educação.
Conclusão ou Hipóteses: Os resultados demonstram a importância de ações articuladas entre o setor saúde e educação no desenvolvimento de ações de promoção da saúde e prevenção de desvios antropométricos nas escolas, além de fornecer subsídios para mudanças no estilo de vida como o incremento da atividade física, participação dos pais e inclusão de conteúdos relacionados a hábitos de vida saudáveis.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.