Avaliação dos atributos de uma unidade de saúde da família em Belém - PA

Rubens Fernando Gonçalves Ribeiro Júnior, Brenna Pinheiro Mota Brabo de Oliveira, Aline de Lima Dias, Rafael Marcos Souza Ortiz, Thais Passarinho Smith da Silva

Resumo


Introdução: A satisfação dos usuários no setor de saúde é um importante indicador de qualidade para a avaliação desses serviços e está potencialmente relacionada à melhora na adesão ao tratamento e à maior adequação no uso do serviço.

Objetivos: OBJETIVO GERAL Avaliar o serviço da Atenção Primária à Saúde, por meio de seus atributos, essenciais e derivados. OBJETIVO ESPECÍFICO Avaliar a Atenção Primária à Saúde por usuários adultos da unidade de Saúde da família da Vila da Barca em Belém, Pará.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A presente pesquisa é caracterizada como um estudo transversal, prospectivo, observacional e descritivo, cujo intuito é avaliar o grau de satisfação dos usuários da Atenção Primária à Saúde na Unidade de Saúde da Família da Vila da Barca. Será utilizada uma casuística mínima de 50 pacientes, independente do sexo. Estes pacientes devem ser necessariamente atendidos na Unidade de Saúde da Família da Vila da Barca. O estudo será desenvolvido a partir da realização de entrevistas com pacientes atendidos nesta unidade de saúde nos meses de agosto e setembro de 2012.

Resultados: De acordo com a realidade da saúde no Brasil e no Pará, os resultados esperados são de insatisfação dos usuários quanto à dificuldade do acesso ao serviço, à falta de médicos, ao tempo excessivo despendido na sala de espera, à falta de equipamentos necessários para o bom atendimento, à precariedade das instalações físicas dos postos de saúde.

Conclusão ou Hipóteses: Esses resultados obtidos contribuirão para o aprimoramento do atendimento em Atenção Primária à Saúde e servirão de subsídio para a melhoria da saúde e do bem estar da população local.




Palavras-chave


Atenção Primária; Colpocitologia Oncótica; Estratégias em Atenção Primária

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.