Atividades recreativas nos 12 anos da ESF Pirajá: lazer também é saúde
Resumo
Introdução: A Estratégia Saúde da Família (ESF) foi criada para implementar a Atenção Primária, realizando prevenção, promoção e recuperação de doenças e agravos mais frequentes. Durante nosso labor vivenciamos situações que despertaram para a importância em diversificar o modo de assistir ao usuário, desenvolvendo abordagens que contemplem o lazer para promover a saúde através de atividades recreativas.
Objetivos: Integrar família, comunidade e a própria ESF, proporcionando lazer e entretenimento a grupos específicos.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido por meio de pesquisa documental das atividades realizadas desde a implementação da ESF Pirajá no município de Belém – Pará, sobre as ações recreativas executadas ao longo dos 12 anos de sua existência.
Resultados: Desde 2000 a 2012 a ESF Pirajá, além da prestação de serviços em saúde, realizou diversas ações recreativas destinadas a grupos de idosos, mulheres e crianças como, oficinas de artesanato e pintura, atividades religiosas, cafés, almoços, campanhas de saúde, além de passeios a pontos turísticos da cidade, em datas comemorativas. Para a realização dessas atividades contou-se com o trabalho conjunto entre equipe técnica de saúde e agentes comunitários.
Conclusão ou Hipóteses: As atividades extras aproximam a comunidade e a equipe de saúde, principalmente os idosos, contribuindo para a diminuição do número de faltosos às consultas de controle nos programas. Portanto, a ideia de promoção e prevenção intensifica-se, pois estimula hábitos saudáveis e a interação social contribuindo ao bem – estar, e consequentemente melhoria da qualidade de vida do usuário
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.