Assistência de enfermagem na avaliação de neuropatia diabética
Resumo
Introdução: O diabetes mellitus (DM) é uma condição patológica de um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a várias complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos. A neuropatia diabética é a complicação mais comum do diabetes, compreendendo um conjunto desíndromes clínicas que afetam o sistema nervoso periférico sensitivo, motor e autonômico.
Objetivos: O presente estudo tem como objetivo avaliar o grau de neuropatia diabética em portadores de Diabetes Mellitus acompanhados pela Estratégia Saúde da Família, no bairro Vila Frei Solano no município de Bacabal-MA.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Para tanto, utilizou-se de umapesquisa descritiva com abordagem quantitativa, cujos dados foram obtidos por meio de pesquisa de campo.
Resultados: Como resultado desta, verificamos que avaliação do grau de risco para o desenvolvimento de ulceras nos portadores de DM, utilizando a classificação do Consenso Internacional sobre Pé Diabético, realizada na localidade estudada, demonstrou que 56,25% dos sujeitos apresentaram grau de neuropatia ausente, 43,75% grau um de neupropatia presente e 18,75% grau 2, ou seja, neuropatia presente com doença vascular periférica.
Conclusão ou Hipóteses: A detecção e identificação precoce do processo neuropático oferece uma oportunidade crucial para o sujeito diabético no sentido deativamente procurar o controle glicêmico ótimo e implementarcuidados com o seu pé antes de a morbidadese tornar significante.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.