Análise do processo de capacitação do enfermeiro para atuação na atividade grupal
Resumo
Introdução: Atualmente a discussão acerca das estratégias de ensino-aprendizagem no processo de formação do enfermeiro tem se ampliado consideravelmente. A inclusão do conceito de Promoção da Saúde visa à formação de enfermeiros qualificados para atuar enquanto educadores e promotores da saúde. Atuar nessa esfera pressupõe ações de saúde voltadas para o trabalho com grupos.
Objetivos: Analisar as estratégias de ensino sobre o processo de capacitação do enfermeiro para atuação em grupos de Promoção à Saúde.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo pautado na Pesquisa Qualitativa de Levantamento Bibliográfico. Foram selecionados 15 artigos de acordo com a metodologia proposta. Os resultados foram agrupados por similaridades de conteúdo e se constituíram em quatro categorias de análise: Promoção da Saúde- incorporação do conceito, Educação em Saúde e sua correlação com o Ensino/Aprendizagem na contemporaneidade, Atividade grupal e a sua correlação com o processo de formação para aquisição de competências do enfermeiro para atuar no âmbito da Promoção da Saúde e Estratégias de Ensino sobre o processo de capacitação do enfermeiro para atuar frente à perspectiva proposta.
Resultados: Os resultados apontaram para a necessidade de reestruturação pedagógica do curso de enfermagem frente à perspectiva apresentada. Observou-se uma série de propostas metodológicas. Destacam se: a inclusão de recursos didático-pedagógicos que facilitem o diálogo entre profissionais, família e comunidade, incorporação do conceito de processo saúde-doença em contraposição ao modelo biológico, curativo e individual, articulação entre a formação profissional e os princípios das políticas públicas de saúde, a integração entre ensino-aprendizagem a partir da integralidade das ações, interdisciplinaridade e transversalidade de saberes e a utilização de tecnologias leves de trabalho vivo em saúde.
Conclusão ou Hipóteses: Foi possível evidenciar temáticas diferenciadas, relativas ao processo de formação do enfermeiro frente à perspectiva apresentada embasada no conceito da Promoção da Saúde, elas se complementaram e contribuíram para uma reflexão ampliada acerca do cuidado em saúde na atualidade. A discussão a respeito das mudanças nos paradigmas da saúde e sobre os “novos modos de cuidar” foi evidenciada.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.