Alzheimer: aplicação do mini exame do estado mental em idosos
Resumo
Introdução: A Demência de Alzheimer (DA) é um distúrbio neurológico degenerativo, com início silencioso e evolução gradativa, tendo como característica marcante a perda gradativa da memória, levando a alterações cognitivas, distúrbios comportamentais e de personalidade. O mini exame do estado mental (MEEM) é um importante método de rastreio para avaliar a função cognitiva de pacientes.
Objetivos: Avaliar a função cognitiva de idosos usuários de um Centro de Saúde.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Pesquisa quantitativa e de natureza descritiva realizada no Centro de Saúde “Dr. Antonio Janini”, em Vera Cruz – SP, no período de 01 a 30 de julho/2012. A coleta de dados foi realizada após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram do estudo, 142 idosos, tendo como critério de inclusão idade acima de 70 anos e alfabetizados que procuraram o serviço do Centro de Saúde. Após o consentimento , os mesmos foram entrevistados e submetidos à aplicação do MEEM. Os dados obtidos foram digitalizados e analisados no programa Epi Info e apresentados em forma de figuras.
Resultados: 55,6% do sexo masculino, 68,3% estavam entre 70 a 76 anos. 85,2% possuíam período escolar de 1 a 4 anos; 64,8% eram casados; quanto à orientação temporal 67,6% obtiveram a pontuação máxima; quanto à orientação espacial 90,8% obtiveram a pontuação máxima; quanto à memória de fixação 84,5% obteveram a pontuação máxima;quanto à atenção e cálculo 35,2% acertaram apenas um dos cinco cálculos propostos; na memória de evocação 78,9% não a atingiram; referente à linguagem 72,5% atingiram a pontuação máxima; quanto à praxia construtiva 64,8% não desenvolveram a atividade. Nenhum entrevistado apresentou alteração grave, 11,9% alteração moderada, 65,6% alteração leve e 22,5% sem alteração.
Conclusão ou Hipóteses: O tempo de freqüência não interferiu nas respostas relacionadas à orientação temporal e espacial, já, a atenção,cálculo,memória de evocação e praxia construtiva sofrem prejuízos, sendo a praxia construtiva a função cognitiva mais prejudicada quando comparada à freqüência escolar. O score obtido não apresentou idosos com alterações graves, apenas alterações moderadas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.