Água: saúde e qualidade de vida na comunidade
Resumo
Introdução: A água pode veicular várias enfermidades e a transmissão pode se dar por diferentes formas. O mecanismo de transmissão de doenças mais frequente e diretamente relacionado à qualidade da água é o da ingestão, por meio do qual um indivíduo sadio ingere água que contenha componente nocivo à saúde e a presença desse componente no organismo humano provoca o aparecimento de doença.
Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo analisar a qualidade da água consumida pela população quanto aos parâmetros: microbiológica, físico-química e concentração de ferro, consumida pela população do município de São Raimundo Nonato – Piauí.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Definiu-se como área de estudo o município piauiense de São Raimundo Nonato fica numa aréa do Parque Nacional da Serra da Capivara, com uma população de 32000 habitantes. A água distribuída à população urbana do município e feita por dois sistemas Públicos de Abastecimento: O sistema da Serra Branca e o Sistema Adutor do Garrincho. Os trabalhos se constituíram de coleta de 85 amostras de água servida pelos três sistemas em pontos diferentes, sendo 41 análises microbiológicas e 44 físico-químicas. Em seguida foram feitas análises laboratoriais quanto aos parâmetros: microbiológica, físico-química e concentração de ferro.
Resultados: Análises microbiológiacas 14,63% apresentaram parâmetro fora do padrão de potabilidade, nas amostras para análises físico químicas 52,27% a presentaram parâmentros fora do padrão de potabilidade, sendo que 100% das amostra coletadas do sistema Serra Branca que foram analisadas o teor de ferro esse parâmentro ficou fora do padrão de potabilidade.
Conclusão ou Hipóteses: Os resultados mostaram altos níveis de ferro no sistema abastecimento proveniente da Serra Branca.Portanto novos estudos faz se necessário para investigação mais aprofundada para que novas medidas sejam planejadas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.