Acne conglobata no PSF
Resumo
Introdução: A acne conglobata é uma forma exuberante,rara e grave da acne vulgar. Acomete principalmente jovem do sexo masculino, de modo agudo e associado ao aparecimento de lesões inflamatórias dolorosas que rapidamente se tornam ulcerado. Acompanha-se de manifestações sistêmicas e alterações laboratoriais. Sua etiopatogênese é desconhecida embora evidências apontem para um fenômeno imunomediado.
Objetivos: Ressaltar a acne conglobata como diagnóstico diferencial de outros abscessos cutâneos e sua possível localização atípica, enfatizando a importância do quadro clinico associado à análise de anatomopatológico para os casos de lesões cutâneas refratárias ao tratamento convencional.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Relato de caso e revisão de literatura através de pesquisa na base de dados Pubmed de publicações dos últimos dez anos sobre Acne Conglobata. Este caso descreve o quadro clínico de um jovem de 25 anos que apresentou manifestação em região dorso lombar da acne conglobata. Há dois anos, apresentava lesões papuloeritematosas com bordas definidas e elevadas tendo centro de drenagem com conteúdo amarelado e sanguinolento na região dorso lombar direita e esquerda, com cerca de 6 cm cada, associado ao quadro de febre, mialgia e astenia. Realizou tratamento medicamentoso por várias vezes com antibiótico terapia, e inúmeras drenagens sem melhoras.
Resultados: O paciente foi submetido à biópsia e a análise do anatomopatológico foi sugestiva de acne conglobata. Foi iniciado tratamento específico com isotretinoína. No període de 30 dias, o paciente já apresentou melhora significativa do quadro.
Conclusão ou Hipóteses: Por ser doença de início e evolução rápidos, deve-se enfatizar a importância do diagnóstico precoce e adequada intervenção terapêutica para controle efetivo da enfermidade e minimizando o risco de recidivas e diminuindo significativamente a morbidade
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.