A relevância de atividades educativas para promoção da saúde na terceira idade
Resumo
Introdução: O envelhecimento é um processo universal, marcado por um processo de alterações morfológicas, fisiológicas, bioquímicas e psicológicas que acarretam uma diminuição do desempenho do sistema orgânico e da capacidade funcional. A hipertensão arterial é uma das doenças que mais acometem pacientes nesse processo, contribuindo para um maior risco de disfunções cardiovasculares e cerebrovasculares.
Objetivos: Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por acadêmicas de enfermagem, junto ao grupo de idosos em uma atividade educativa desenvolvida na Unidade Municipal de Saúde do Guamá, Belém-Pa.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Realizou-se uma ação educativa durante a prática curricular da disciplina saúde do adulto e do idoso, com 19 idosos matriculados no Programa do Idoso, coordenado pela assistente social da unidade. Foi utilizado como recurso metodológico um vídeo educativo sobre Hipertensão e um álbum seriado destacando o conceito, as causas, o tratamento e a atuação do Programa Hiperdia na unidade. Logo após, foi efetuado um jogo de perguntas e respostas para assimilar o conhecimento com a entrega de brindes para quem acertasse e uma dinâmica de dança para quem errasse. A ação foi finalizada com a aferição de P.A de todos os idosos que estavam presentes, sendo estas anotadas na caderneta do idoso.
Resultados: Percebeu-se a participação ativa e espontânea do grupo de idosos durante a ação, caracterizando uma atividade bem produtiva onde estes mostraram-se dispostos a adotar hábitos de vida correspondentes às necessidades do processo de envelhecimento e a propagar os conhecimentos ali adquiridos, em prol de uma melhor adesão aos tratamentos e acompanhamentos fornecidos pelo Programa Hiperdia, evitando complicações futuras relacionadas com a hipertensão arterial. Em troca dos conhecimentos repassados, foi expresso sentimentos de gratidão e confiança com o trabalho exercido pela equipe.
Conclusão ou Hipóteses: As atividades educativas, apresentando estratégias de participação são relevantes para o idoso, tanto para o conhecimento de determinados assuntos, quanto para esclarecer dúvidas e partilhar experiências. Promovendo uma maior compreensão sobre a importância do Programa Hiperdia e as propostas do mesmo na prevenção de agravos relacionados a HAS.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.