Produção científica sobre os fatores do desmame precoce
Resumo
Introdução: A promoção da alimentação adequada entre as crianças é fundamental para sua saúde, crescimento e desenvolvimento.
Objetivos: Analisar estudos publicados sobre o tema nos últimos 7 anos que abordam os fatores referente ao desmame precoce.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de uma revisão da literatura de estudos publicados na Biblioteca Virtual em Saúde. Os critérios de inclusão foram: recorte de tempo de publicado de 2005 a 2012, artigos originais, em português e serem referentes a aleitamento materno e desmame precoce, utilizando os descritores: aleitamento materno; desmame precoce. Foram localizados 36 artigos, mas atenderam aos critérios de inclusão 16 estudos. Os artigos foram lidos na integra e analisados pela análise de conteúdo.
Resultados: Os estudos demonstram que houve um aumento na pratica de aleitamento materno exclusivo nos últimas três décadas, mas ações, promoção e apoio à amamentação devem ser intensificados, pois ainda estão aquém de atingir as metas propostas pela Organização Mundial de Saúde. Fatores mais comuns para justificativa do desmame precoce estão à dimensão sociocultural, a pressão exercida por outras pessoas para o uso de água, chás e outros tipos de leite e a introdução de bicos artificiais.
Conclusão ou Hipóteses: As informações passadas para as mulheres sobre aleitamento foram apreendidas, mas não suficientemente compreendidas para manter o aleitamento pelo período mínimo recomendado de seis meses. É importante compreender que a duração da amamentação não depende de estratégias isoladas, mas sim de diferentes intervenções colocadas em práticas em todo o clico gravídico-púerperal.
Palavras-chave
Texto completo:
Sem títuloApontamentos
- Não há apontamentos.