Importância do educador físico no NASF prevenindo e promovendo saúde
Resumo
Introdução: Atualmente uma das preocupações dos gestores em saúde é a promoção da saúde da população. Com a inserção do Profissional de Educação Física na ESF, através do NASF, possibilitando a sua prevenção e manutenção, por meio da prática de atividades físicas regular, o que proporciona a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos com DCNT, e de beneficiar a saúde individual e coletiva.
Objetivos: Analisar os benefícios decorrentes da inserção do Educador Físico na ESF, e sua contribuição para a prevenção e promoção da saúde dos usuários do SUS, em Aracati–CE.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Pesquisa quanti-qualitativa, cujas informações coletadas foram analisadas por estatística básica no período de junho de 2012. As informações obtidas foram inseridas no programa SPSS versão 15.0, para categorização dos dados, divididos em discursivos e numéricos e a análise deu-se mediante a temática dos discursos dos 15 trabalhadores da saúde e da aplicação do questionário aos 104 usuários do SUS.
Resultados: Os resultados indicaram que para 100% dos trabalhadores da ESF a atividade exercida pelos profissionais de Educação Física neste cenário de prática é de extrema importância, visto contribuir consideravelmente para a melhoria dos riscos e agravos a que os usuários estão submetidos. Quanto aos usuários, 90% dos pesquisados perceberam alterações em suas vidas a partir da prática contínua da atividade física e somente 10% não souberam informar ou não sentiram melhoria alguma.
Conclusão ou Hipóteses: Verificou-se, por meio das informações fornecidas, a essenciabilidade dos Profissionais de Educação Física na promoção e prevenção da saúde na ESF em Aracati-CE.
Palavras-chave
Texto completo:
Sem títuloApontamentos
- Não há apontamentos.