Experiência Pet-saúde: educação em saúde na amamentação de uma maternidade referência
Resumo
Introdução: A educação em saúde e suas práticas desenvolveram-se de forma significativa nas últimas décadas, e atualmente, ocupam espaço prioritário nas ações cotidianas dos serviços de saúde devido a sua ênfase em ações preventivas e de promoção à saúde.
Objetivos: A vivência tem como intuito planejar e desenvolver ações e atividades no âmbito da educação em saúde por meio de atividades lúdicas-pedagógicas no ambiente hospitalar.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi desenvolvido em uma maternidade pública referência em alto risco de Alagoas o planejamento e execução de ações em saúde por meio de atividades lúdico-pedagógicas, por alunos de diferentes cursos no âmbito da Educação Interprofissional. Foi ofertado um suporte teórico sobre educação em saúde, onde os alunos traçaram o perfil de cada grupo populacional, orientados a identificar os fatores de risco que poderiam acarretar o desmame precoce. Analisado o perfil, foram discutidas possibilidades de realização de estratégias individuais e/ou coletivas, de forma interdisciplinar. Onde vivenciou a aplicação de recursos educativos relacionados aos fatores detectados.
Resultados: Observou-se que as atividades realizadas com objetivo de passar informações de forma dinâmica, com a participação das genitoras na construção dos seus conhecimentos foi eficaz, pois a forma lúdica e os modos deformantes de pensar ou inventar a realidade foram prelúdios para determinadas teorizações. A atividade educativa mediada pelo uso de jogos contribuiu para aquisição de conhecimento sobre amamentação. Nas participações das puérperas nas atividades educativas, houve trocas de experiências acerca dos temas em discussão; a brincadeira e o jogar garantiram a liberdade verbal, o que diminuiu o medo de se expor.
Conclusão ou Hipóteses: A educação em saúde pode ser desenvolvida no ambiente hospitalar. Sabe-se dos desafios que os profissionais de saúde enfrentam diariamente em função das condições precárias do sistema de saúde, porém, faz-se necessário um desenvolvimento de um trabalho diferenciado, criativo e respaldado direcionado às especificidades e necessidades dos usuários do sistema único de saúde.
Palavras-chave
Texto completo:
Sem títuloApontamentos
- Não há apontamentos.