Uso de drogas ilícitas entre estudantes no município de Bagre, Pará
Resumo
Introdução: O uso de drogas ilícitas (DI) constitui um importante problema de saúde pública mundial, considerando-se a magnitude e a diversidade de aspectos envolvidos. O uso de DI percorre diferentes países, contextos geográficos e culturais, classes sociais e faixas etárias; provoca prejuízos pessoais, familiares e sociais, assim como retroalimenta a violência urbana, familiar e interpessoal.
Objetivos: Este estudo determinou a prevalência e os fatores associados à experimentação e ao consumo de DI entre estudantes do ensino médio (EEM) no município de Bagre, Estado do Pará, Norte do Brasil.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo transversal foi realizado na única escola de ensino médio do município de Bagre (fevereiro a junho de 2012), no qual um questionário de autopreenchimento contendo 40 perguntas foi utilizado para descrição e análise das condições sócio-demográficas, econômicas e familiares relacionadas ao hábito de usar drogas ilícitas dos estudantes. A modelagem estatística foi realizada por regressão logística simples e múltipla acompanhada pelo teste Hosmer-Lemeshow.
Resultados: Dos 475 EEM em Bagre, 454 (95,58%) aceitaram participar desta pesquisa. A faixa etária foi de 14-31 anos (±7,32), sendo detectada predominância do sexo feminino (55,73%). A prevalência de experimentação e uso de DI foi de 11,67% e 7,71%, respectivamente. A idade que ocorreu o 1o uso foi de 9-21 anos e 8-18 anos em experimentadores e consumidores, respectivamente. O grupo de EEM consumidores utiliza maconha (65,46%), pasta de cocaína (7,31%) e maconha + pasta de cocaína (27,23%). Os fatores associados ao consumo de DI foram: repetência escolar, consumo frequente de drogas lícitas, pais consomem droga lícita e/ou ilícita e amigos/familiares consomem droga lícita e/ou ilícita.
Conclusão ou Hipóteses: A prevalência de EEM consumidores de DI em Bagre é moderada. Além disso, o uso de DI inicia precocemente com drogas ilícitas já reportadas na literatura
Palavras-chave
Texto completo:
Sem títuloApontamentos
- Não há apontamentos.