Uso de cigarros entre estudantes no município de Curralinho, Marajó, Pará
Resumo
Introdução: O uso de cigarros tornou-se um importante problema de saúde. O tabagismo ocasiona transtornos mentais, comportamentais e fisiológicos, inclusive podendo levar à morte. A idade escolar é um momento oportuno para a realização de ações de controle do tabagismo, a maioria dos fumantes começa a usar tabaco nessa etapa da vida.
Objetivos: Este estudo determinou a prevalência e os fatores associados à experimentação e ao consumo regular de cigarros entre estudantes do ensino médio (EEM) no município de Curralinho, Marajó, Pará.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Este estudo transversal foi realizado nas quatro escolas de ensino médio do município de Curralinho (fevereiro a junho de 2012), no qual um questionário de autopreenchimento contendo 40 perguntas foi utilizado para descrição e análise das condições sócio-demográficas, econômicas e familiares relacionadas ao uso de cigarros entre estudantes. A modelagem estatística foi realizada por regressão logística simples e múltipla acompanhada pelo teste Hosmer-Lemeshow.
Resultados: Dos 2.115 EEM em Afuá, 2.016 (95,32%) aceitaram participar desta pesquisa. A faixa etária foi de 14-31 anos (±4,33), sendo detectada predominância do sexo feminino (58,18%). A prevalência de experimentação e consumo regular de cigarros foi de 21,63% e 7,84%, respectivamente. A faixa etária que ocorreu o 1o fumo foi de 9-22 anos e 7-14 anos em experimentadores e consumidores, respectivamente. Entre os EEM fumantes, 75,36% fumam até cinco cigarros/dia. Os fatores associados ao consumo regular de cigarros foram: sexo masculino, repetência escolar, trabalhar esporadicamente; pais fumantes; amigos fumantes; a maioria dos amigos fumantes.
Conclusão ou Hipóteses: A prevalência de EEM fumantes no município de Curralinho é relativamente moderada, sendo que o consumo de cigarros inicia precocemente, a partir, principalmente, da influência de pais e amigos
Palavras-chave
Texto completo:
Sem títuloApontamentos
- Não há apontamentos.