Experiência do centro de saúde felicidade na assistência ao idoso frágil
Resumo
Introdução: O Centro de Saúde Jardim Felicidade situa-se na regional Norte de Belo Horizonte, assiste cerca de 11.000 pessoas em área de elevado índice de vulnerabilidade social. O Programa Maior Cuidado, implementado no território desde 2010 com vistas em garantir uma assistência qualificada aos idosos frágeis, enfrentou desafios na sua consolidação, o que exigiu a abordagem conjunta dos atores envolvidos.
Objetivos: Promover a integração entre profissionais da saúde, agentes comunitários, cuidadores, profissionais da assistência social e gestores com vistas em garantir a abordagem conjunta ao idoso frágil, favorecendo o acesso das famílias a esta política e aos demais níveis de atenção à saúde.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Diante da existência de conflitos e fragmentação das ações neste campo, o apoiador institucional, assistente social, gerente da unidade e do Centro de Referência em Assistência Social realizaram em 2012 encontros envolvendo os agentes comunitários, nos quais desenvolveram dinâmicas suscitando a reflexão sobre o papel do cuidador de idosos, o ponto de maior conflito entre os pares. Os cuidadores de idosos também foram abordados sobre os conflitos existentes na prática, e com os demais profissionais da Atenção Primária discutiu-se sobre o papel dos atores envolvidos e foi promovido um encontro com a coordenação central do programa para esclarecerem dúvidas e sugestões.
Resultados: Atualmente, 8 idosos são assistidos pelo projeto. Os profissionais conheceram de fato os objetivos do programa e hoje reconhecem seu papel dentro desta proposta. Assim, agentes comunitários participam das reuniões conjuntas com os profissionais da assistência social, cuidadores e demais representantes das equipes de saúde da família para a discussão dos casos e no apontamento de famílias para serem assistidas. Após a intervenção, diversos idosos foram encaminhados ao centro de referência ao idoso frágil e os apontamentos dos profissionais influenciaram em condutas do nível central quanto às possíveis lacunas do programa.
Conclusão ou Hipóteses: A disseminação de informações, abertura ao diálogo, construção permanente de espaços de conversação e a troca de razões entre parceiros possibilita o aprendizado, a proposição de ações conjuntas e rompe com a fragmentação, o que interfere significativamente na qualidade da assistência ofertada e no aprimoramento dos profissionais da Atenção Primária à Saúde.
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