Evidências da auriculoterapia no programa de tabagismo na Atenção Básica
Resumo
Introdução: O tabagismo está entre os maiores problemas de saúde pública, trazendo comprometimentos à saúde do indivíduo. A acupuntura auricular vem oferecendo benefícios, minimizando os agravos a saúde do paciente que opta por abandonar o vício. Após a implantação do Programa, observou-se um incremento de novos usuários que aumentaram no decorrer dos anos com a Estratégia Saúde da Família.
Objetivos: O objeto deste estudo foi demonstrar os benefícios adquiridos após um mínimo de 4 sessões a cada paciente em acompanhamento. Os objetivos do estudo foram: Demonstrar através de um levantamento, as queixas mais frequentes e relatar os benefícios através de uma análise quantiqualitativa.
Metodologia ou Descrição da Experiência: A metodologia utilizada foi captar através da anamnese de cada atendimento individual, as queixas prementes, estimando o número de atendimentos em pelo menos 4 sessões, além disso, correlacionar os benefícios com as queixas evidenciadas e número de sessões fornecidas.
Resultados: Os resultados apontaram que com a utilização de pontos obrigatórios e complementares houve uma melhora significativa de queixas como ansiedade, tristeza e insônia. O atendimento aos usuários do programa de tabagismo funciona articulado com uma equipe de caráter multidisciplinar desde o ano de 2008 e através do incentivo proveniente das Políticas de Práticas Complementares e Integrativas, no ano de 2006, foi possível capacitar e incentivar a prática da auriculoterapia para todos os pacientes inseridos no programa.
Conclusão ou Hipóteses: Concluímos que as práticas complementares reforçam a importância do atendimento visando à integralidade do cuidado, onde o sujeito é visto em suas diferentes dimensões, e o adoecimento é evidenciado como a expressão da desarmonia dessas dimensões.
Palavras-chave
Texto completo:
Sem títuloApontamentos
- Não há apontamentos.