Serviços de atenção à saúde (SAS) em Porto Alegre - RS: CSVC
Resumo
Introdução: A constituição de um serviço baseado no SUS deve ser pensado de forma a compor ações qualif e ampliadas, considerando-se a integralidade, princip, na oferta de serviços em suas diferentes dimensões. A NOB96 preconiza que a totalidade das ações e de SAS se organizem de forma regionalizada e hierarquizada garantindo o acesso a serviços e a disponibilidade de ações e meios para o atendimento integral.
Objetivos: Estudar a importância do Centro de Saúde Vila dos Comerciários (CSVC) dentro do Sistema Único de Saúde na prestação de serviços de atenção a saúde na cidade de Porto Alegre - RS.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Através das atividades de ensino e pesquisa realizadas na UPP de Políticas Públicas I do Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS, foram realizadas visitas ao CSVC para buscar informações sobre a história, estrutura física, recursos humanos, atendimentos realizados, população abrangente. Esses dados estão sendo coletados a partir de entrevistas com usuários e profissionais, através da análise das informações no sistema interno do Centro de Saúde, além de observações dos alunos e buscas em sites de pesquisa.
Resultados: Foram encontrados diversos desafios para a organização e realização de serviços no CSVC. Criado para atender aos beneficiários da Previdência Social, contava com todas as clínicas médicas e cirúrgicas. Passou por diversas alocações e modificações, estando sua estrutura atual, em precárias condições, não conseguindo atender às demandas dos usuários. Além disso, a falta de consultas especializadas e as altas taxas de absenteísmo prejudicam o atendimento qualificado, a integralidade do cuidado e o desenvolvimento de novas práticas de atenção, promovendo práticas clínicas tradicionais que contribuem para maior dependência da ação em saúde e da intervenção profissional na dinâmica dos sujeitos.
Conclusão ou Hipóteses: Existem diversos desafios a serem enfrentados pelo CSVC, como sua grande estrutura física e as precárias condições. No entanto, o principal ponto é a falta de estrutura das linhas de atendimento em rede, privando o usuário de receber um atendimento integral. Acredita-se que as atividades a serem desenvolvidas pela UFRGS podem auxiliar na reavaliação das atividades de gestão e gerenciamento do CSVC
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