O apoio institucional como estratégia de gestão e fortalecimento da rede
Resumo
Introdução: Apoiar é estar junto com o outro. O SUS enquanto política pública se constrói a partir de experiências cotidianas, do processo de trabalho em curso nos serviços de saúde. O Apoio Institucional é um instrumento relevante na tarefa de promoção do exercício político no âmbito do SUS e um dispositivo de intervenção no ‘‘modo de ‘‘fazer‘‘ mudanças necessárias para seu fortalecimento e efetividade.
Objetivos: Apresentar a experiência do apoio institucional no Distrito Sanitário Barreiro, do Município de Belo Horizonte
Metodologia ou Descrição da Experiência: O primeiro movimento de apoio institucional, no distrito foi a realização de um seminário com os gestores das unidades de saúde e trabalhadores. Foi realizada a definição dos apoiadores por unidade de saúde e iniciado a formação do grupo. O processo de formação teve como foco o aprofundamento teórico sobre o papel do apoiador, as mudanças necessárias para o fortalecimento da rede, suas funções e desafios. Com os apoiadores em campo, foi possível realizar um diagnóstico local, levantando as potencialidade e fragilidades para intervenção.
Resultados: Os principais resultados avaliados que alcançamos foi uma corresponsabilidade de todo o corpo técnico com troca das experiências; fortalecimento dos espaços coletivos de discussão e gestão compartilhada, com melhoria da relação de confiança, resultados e legitimação da rede, com impacto nos processos de trabalho.
Conclusão ou Hipóteses: O papel do Apoiador Institucional extrapola a especificidade e o saber das áreas técnicas e que auxilia no diagnóstico de uma Unidade Primária de Saúde, clareando o que é possível de mudança diante dos mais diversos problemas, cuja importância do apoio irá refletir em otimização dos processos impactando diretamente na assistência à saúde.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.