Mapeando a implantação da qualidade na Atenção Primária à Saúde
Resumo
Introdução: A Atenção Primária a Saúde Santa Marcelina vem passando pelo processo de acreditação das unidades básicas de saúde, que tem como objetivo promover a segurança dos pacientes e dos colaboradores gerenciando os riscos.
Objetivos: •Discorrer sobre as melhorias que o processo de qualidade traz no âmbito operacional da assistência prestada ao usuário do SUS dentro da Atenção Primária à Saúde; •Propiciar o maior entendimento por meio de conceitos envolvidos no processo de gestão de qualidade.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Optei pela pesquisa bibliográfica em decorrência da oportunidade gerada por esta em colocar-me em contato direto com tudo o que foi escrito sobre o tema proposto em meu trabalho de pesquisa. Realizado pesquisa em sites, artigos científicos e livros, porém não encontrado estudos que tratassem do tema proposto, somente estudos que trazem conceitos que facilitam o entendimento da importância da gestão pela qualidade.
Resultados: Com a qualidade inserida nos processos dentro da Atenção Primária a Saúde, é possível alcançar a segurança dos profissionais e usuários do sistema público de saúde, diminuindo os riscos e aumentando os benefícios na assistência prestada. É importante que ocorra a padronização dos processos, pois torna-se um facilitador do alcance da qualidade na gestão, por meio do alcance das metas e resultados esperados. A implantação da qualidade facilita a atuação profissional, proporciona o alcance das metas e resultados com maior facilidade, aumentam a segurança dos profissionais e usuários assistidos.
Conclusão ou Hipóteses: A consciência das diretrizes que regem a instituição, na qual se atua profissionalmente, e seus conceitos relevantes promovem um entendimento dos processos que esta estabelece como meio de se atingir a qualidade na gestão.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.