Humanização: um olhar integral das práticas de saúde
Resumo
Introdução: Para o Ministério da Saúde, a Humanização é um conceito amplo definido como a valorização de todos os sujeitos participantes no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores. Tem como princípios norteadores: a autonomia, o protagonismo dos sujeitos, a co-responsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos e a participação coletiva no processo de gestão.
Objetivos: O objetivo principal deste artigo é discutir os possíveis sentidos da humanização na Atenção Primária a Saúde, definindo as dimensões relacionadas a sua aplicação nas práticas da Atenção Básica, especificando conceitos e abordagens dessa política no cotidiano dos serviços.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Essa pesquisa trata-se de uma revisão de literatura. As buscas dos artigos pertinentes a pesquisa foram selecionados da base de dados Scielo, utilizando como termos de busca: Humanização, Atenção Primária a Saúde. Ao todo, foram selecionados 20 artigos para compor essa pesquisa, devido maior aproximação com a proposta do trabalho. Foram considerados todos os artigos com temas de interesse do estudo, independente do ano no qual foram realizados. Da análise dos artigos emergiram temáticas centrais voltadas a Humanização nos serviços de saúde que contribuíram para a elaboração desse estudo.
Resultados: A Política Nacional de Humanização (PNH), criada em 2003, prevê para a Atenção Básica (AB): a elaboração de projetos de saúde individuais e coletivos para usuários e (redes sociais e de cuidado, políticas intersetoriais); Incentivo às práticas promocionais da saúde; Formas de acolhimento e inclusão do usuário para otimização dos serviços (fim das filas, hierarquização de riscos, acesso aos demais níveis do sistema). Assim, a PNH na AB se traduz em: acolhimentos aos usuários, escuta qualificada, demanda espontânea, clínica ampliada, Pré-Natal humanizado, educação permanente dos profissionais, gestão participativa, promoção da saúde e prevenção de doenças para usuários e profissionais.
Conclusão ou Hipóteses: Devido os problemas de desvalorização e desumanização das pessoas e dos processos envolvidos nas práticas de saúde, a PNH surge para promover o resgate da humanização na saúde e a integração de todos os participantes envolvidos. Na AB, várias ações podem ser realizadas com a PNH. Porém, um sistema de saúde é realmente humanizado quando gestores, profissionais e usuários estão integrados.
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