Gestão do trabalho na coordenação da atenção básica em Caucaia, Ceará
Resumo
Introdução: A Política Nacional de Atenção Básica determina que é de competência das Secretarias Municipais de Saúde, manter atualizado o cadastro no sistema de Cadastro Nacional vigente; planejar, apoiar, monitorar e avaliar a Atenção Básica; estabelecer controle, regulação e monitoramento dos resultados alcançados pela Atenção Básica, como parte do processo de planejamento e programação.
Objetivos: Aperfeiçoar as ações de gestão do trabalho da Atenção Básica na Secretaria da Saúde de Caucaia.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Os distritos de saúde de Caucaia são gerenciados por 08 enfermeiras. As ações desenvolvidas são: utilização de email na comunicação com os profissionais de saúde, reuniões distritais com capacitações, reprogramação dos procedimentos do Sistema de Informação Ambulatorial/SIA/SUS com base na Programação Pactuada Integrada local, e atualização mensal do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde.
Resultados: Maior integração entre profissionais da ESF e equipe de coordenação através dos contatos frequentes por e-mails, reuniões distritais com frequência de 02 meses com melhor programação das atividades e monitoramento dos indicadores de saúde, adequação de programação dos procedimentos ambulatoriais do SIA/SUS para avaliação dos indicadores de produção, e atualização do CNES como monitoramento do registro de profissionais no Ministério da Saúde.
Conclusão ou Hipóteses: As ações contribuíram na sistematização da programação, planejamento e execução das atividades da Coordenação da Atenção Básica e na melhoria do trabalho das Equipes de Saúde da Família. Recomenda-se manutenção das ações como ferramenta de gestão, favorecendo a integração entre profissionais e gestores municipais, e melhor produção durante todo o processo de trabalho dos profissionais da saúde.
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