Fórum microrregional de conselheiros municipais da 8ª região de saúde de Quixadá - CE
Resumo
Introdução: O Fórum Microrregional de Conselheiros Municipais de Saúde se constitui em um espaço dinâmico para a discussão e reflexão de assuntos pertinentes à saúde, interação entre os municípios, cooperação mútua, fortalecimento do Sistema Único de Sáude e avanço do controle social na região.
Objetivos: Relatar a experiência vivenciada pelo Fórum de Conselheiros Municipais de Saúde na 8ª Região de Saúde de Quixadá - CE.
Metodologia ou Descrição da Experiência: A 8ª Região de Saúde de Quixadá - CE é composta por dez municípios cearenses. No ano de 2011, ocorreram quatro reuniões microrregionais dos conselheiros de saúde, nos municípios de Banabuiú, Ibaretama, Senador Pompeu e Pedra Branca, com o apoio do Conselho Estadual de Saúde do Ceará- CESAU. Nessas reuniões foi feito um resgate histórico dos fóruns, com a sensibilização para o compromisso com os mesmos e esclarecimento do regimento interno. Foram discutidos vários assuntos como a Política Nacional e Estadual de Saúde, monitoramento dos indicadores de saúde, os instrumentos legais da Conferência Municipal de Saúde e ainda, recursos públicos alocados na Saúde.
Resultados: O Fórum de conselheiros é um espaço rico de discussões relacionadas à saúde dos municípios, revelando a importância desses momentos para o fortalecimento do controle social mas, também, mostrou algumas fragilidades como podemos citar: falta capacitação para os membros da mesa coordenadora para suas funções no Fórum; pouco compromisso de alguns gestores para com a representação do Conselho no Fórum; baixa freqüência de alguns municípios nas reuniões; pouca interação dos representantes com os conselhos que representam.
Conclusão ou Hipóteses: Os fóruns se revelaram como um espaço ímpar para a troca de experiências entre os municípios e legitimação do controle social, entretanto, é de suma importância que os conselheiros compreendam o seu papel e que se construam mecanismos que possibilitem a percepção dos seus participantes da importância desses fóruns para o fortalecimento da política pública de saúde.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.