Avaliação do desempenho da Atenção Primária

Gabriel de Jesus da Fonseca Loureiro, Danielle Oliveira de Sousa, Lenon Machado Pinto, Thiago Andrey de Castro, Daniel Carvalho Ferreira

Resumo


Introdução: A estratégia de Saúde da Família, no Brasil, pode ter um efeito extremamente benéfico ou ser um programa ineficaz, com um péssimo atendimento e desperdiçando recursos. Entre os elementos essenciais para a funcionalidade da USF, tem-se o planejamento das ações; territorialização e a descrição da clientela, além do acompanhamento e avaliação do trabalho da Atenção Básica.

Objetivos: Avaliar institucionalmente a Unidade de Saúde da Família Paracuri II em Belém (PA), Brasil, no período de agosto a setembro de 2012, a fim de analisar a satisfação dos usuários e profissionais do posto.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Os sujeitos da presente pesquisa foram estudados segundo os preceitos da Declaração de Helsinque e do Código de Nuremberg e resolução CNS 196/96. A presente pesquisa é caracterizada como um estudo transversal, prospectivo, observacional e descritivo, cujo intuito é avaliar o desempenho da atenção básica na Unidade de Saúde da Família Paracuri II no distrito de Icoaraci. Foi utilizada uma casuística de 374 pacientes. Sendo que 186 são do sexo feminino e 186 são do sexo masculino. Também foi utilizada uma casuística de 24 funcionários, sendo que 17 são agentes comunitários de saúde e 7 distribuídos nas demais áreas de atuação. Os resultados indicaram um nível de satisfação.

Resultados: Após avaliação dos formulários, verificou-se uma porcentagem aceitável de usuários e funcionários satisfeitos com o serviço da USF. Diferindo de trabalhos como o de Pereira (2011), o qual apresenta resultados negativos, quanto a avaliação da USF estudada em sua pesquisa.

Conclusão ou Hipóteses: Os usuários e funcionários da USF do Paracurí, declararam ser o serviço satisfatório apesar da necessidade de adequações.

 


Palavras-chave


Avaliação; Desempenho; Atenção.

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