Avaliação de desempenho por competência, método eficiente de aproximação com o colaborador

Edily Andrade Cruz

Resumo


Introdução: Avaliação por competências baseia-se no desempenho. Esta é a dimensão visível e objetivável da competência.A avaliação estará sempre circunscrita aos elementos objetivos que estruturam a competência: conhecimentos e habilidades, posto que os elementos subjetivos “atitude” são intrinsecamente relacionados às estruturas mentais e às capacidades de enfrentamento de desafios.

Objetivos: Descrever a estratégia utilizada por um gestor de UBS em São Paulo na aplicação da avaliação de desempenho por competência.

Avaliar o processo da aplicação na aproximação com o colaborador

Metodologia ou Descrição da Experiência: O instrumento de avaliação foi apresentado em reunião geral e posteriormente entregue individualmente para leitura prévia e reflexão, juntamente com esse foi apresentada uma lista com 10 frases onde 1 deveria ser selecionado pelo colaborador de acordo com sua identificação pessoal. Estabelecido um cronograma de agendamento com dia e horário e local foi então aplicada a avaliação de despenho.

0 inicio da avaliação leríamos a frase escolhida pelo colaborador e refletiríamos com base na explicação do autor da frase, em seguida seria iniciada a aplicação do instrumento.

Resultados: “O uso da abordagem por competência na gestão do desenvolvimento das pessoas agrega alto valor de precisão e qualidade”. Dutra (2008) .

O resultado desta experiência foi percebido pelo gestor e colaborador como uma aproximação baseada na melhoria e o desenvolvimento profissional por meio de uma conversa bem preparada, franca, objetiva e comprometida.

Conclusão ou Hipóteses: Avaliação de desempenho por competência trás para o gestor uma reflexão conjunta sobre o processo de trabalho sob o olhar do colaborador, construindo assim uma melhor interação e compromisso com o trabalho.





Palavras-chave


Avaliação; Desempenho; Competência.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.