Assistência farmacêutica: experiências do PMAQ-AB no Espírito Santo
Resumo
Introdução: O governo federal instituiu o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ – AB). Tal programa, inédito na história do país apresenta em seu contexto melhorar a qualidade da atenção básica e ampliar o acesso pela maior transparência e efetividade das ações governamentais orientadas à Atenção Primária à Saúde.
Objetivos: O objetivo deste trabalho foi relatar as experiências vivenciadas durante a avaliação externa pelos entrevistadores no trabalho de campo do estado do Espírito Santo, no que diz respeito à assistência farmacêutica.
Metodologia ou Descrição da Experiência: A metodologia baseou-se na observação e na construção de diários de campo durante a aplicação de questionários nas unidades básicas de saúde no período de junho a setembro de 2012. Tais questionários foram produzidos por instituições de ensino e pesquisa, parceiras do Ministério da Saúde, para avaliação externa das equipes que aderiram ao PMAQ-AB.
Resultados: Os resultados obtidos demonstraram a ausência do profissional farmacêutico na maioria das unidades visitadas. Tal fato permitiu identificar questões tais como: dispensação de medicamentos por pessoas não habilitadas para tal função; armazenamento inadequado (em caixas de papelão em contato direto com o chão, encostados em paredes repletas de mofo, misturados a outros materiais); fracionamento irregular; medicamentos vencidos; dispensação de medicamentos de controle especial sem nenhum rigor e sem a presença do profissional farmacêutico, além de medicamentos encontrados em geladeiras junto com comida.
Conclusão ou Hipóteses: Conclui-se com isso que a presença do profissional farmacêutico nas unidades básicas de saúde é de suma importância para garantir a qualidade e o armazenamento dos produtos dispensados, bem como viabilizar o uso racional de medicamentos para melhoria da qualidade de vida dos usuários.
Palavras-chave
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