Uma fotografia da saúde na escola
Resumo
Introdução: Os conceitos de saúde mais atuais mostram que fatores ambientais, sociais e culturais influenciam de forma importante na qualidade de vida e na saúde individual e comunitária.O período na escola é de grande importância na vida de cada indíviduo e na sociedade,tendo papel fundamental na saúde da comunidade e seus atores sociais.
Objetivos: Dentro do projeto Saúde na Escola,fazer um relato de campo da Escola Municipal Marc Ferrez/RJ,através de elementos da cultura local e usando como inspiração o nome da escola que remete ao primeiro fotógrafo oficial do Brasil no final do seculo XIX.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Residentes de Medicina de Família e Comunidade da Universade do Estado do Rio de Janeiro em seu projeto de saúde escolar visitaram a escola em média 5 vezes,conversaram com funcionários,alunos e pais,aplicaram questionários para diagnóstico comunitário escolar e fotografaram o local em diferentes dias.Foi obtida autorização da direção da escola para realização do trabalho,não sendo autorizada a identificação dos alunos e tendo sido aprovado quando finalizado.Após,as informações foram compiladas em formato de revista com fotos e texto,impresso e entregue a escola.
Resultados: Obteve-se uma revista com perfil jovem,informações de fácil acesso,mostrando a realidade local.Os resultados das entrevistas,questionários e a impressão do local foram relatados através de uma sequência de fotografias e textos,remetendo a obra do fotógrafo brasileiro Marc Ferrez.A revista despertou interesse dos professores,direção e alunos que demonstraram satisfação em ver sua escola valorizada em um trabalho jovem e dinâmico.
Conclusão ou Hipóteses: Pode-se relatar a escola e o modo de vida da comunidade ao redor de maneira fidedigna,levando em consideranção os relatos dos moradores,alunos e funcionários e os estimulando a conhecerem um pouco mais sobre a história do local,a valorizarem e exaltarem, de forma criativa,os fatores positivos de sua comunidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.