Teatro de rua como estratégia de educação em saúde em uma comunidade
Resumo
Introdução: O teatro de rua é uma arte construída coletivamente a partir da interpretação, da expressão humana e pode ser visto como um promissor método educativo em saúde, pois consegue alcançar as pessoas em sua totalidade, abrangendo o ensino/aprendizagem por meio da interação ativa com o público.
Objetivos: Avaliar a percepção dos profissionais e dos usuários do sistema público de saúde acerca da experiência que associa ciência e teatro, vivenciada pelos acadêmicos do curso de Medicina.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo de natureza quantitativa, intervencionista, experimental e longitudinal. Inicialmente, realizaram-se encontros periódicos (de janeiro a novembro de 2012) com apresentações teatrais, aos moldes das técnicas do teatro de rua, que abordavam questões relacionadas à saúde e ao dia-a-dia da comunidade do Lagamar, em Fortaleza – CE. Ao fim das atividades, foram feitos dois questionários. Um deles direcionado a 35 participantes desses grupos de Educação em Saúde e outro a um grupo de 12 profissionais de saúde da comunidade (agentes comunitários de saúde, enfermeiros e médicos), para se avaliar o efeito dessas atividades como suscitadoras do processo de promoção da saúde.
Resultados: No questionário voltado à comunidade, 94,3% da amostra era composta por mulheres, e a idade média foi de 29 ± 16 anos. 88% dos entrevistados participaram, no mínimo, uma vez por mês dos grupos de Educação em Saúde, e 71,4% deles aprenderam mais sobre saúde com o teatro do que com outros métodos da Estratégia de Saúde da Família. 65% dos mesmos disseram já ter assistido a peças sobre saúde, e 85,7% afirmaram que os temas tratados mudaram sua rotina. No questionário voltado aos profissionais, 91,7% deles afirmaram já ter participado de peças com esta temática. Todos eles afirmam que se aprendeu mais com o teatro e concordam que eles próprios devem dar continuidade a essa atividade.
Conclusão ou Hipóteses: Observou-se, com o teatro de rua, maior adesão da comunidade aos grupos de Educação em Saúde e maior destreza das pessoas em entender e praticar o conhecimento adquirido, motivando mudanças no estilo de vida, algo notado também pelos profissionais da saúde. Percebeu-se, porém, certo despreparo desses profissionais acerca do método aplicado, que deve ser mais bem explorado e aprimorado.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.