Tenda do conto: prática dialógica em Atenção Primária
Resumo
Introdução: A “Tenda do Conto” é uma prática dialógica desenvolvida por profissionais e usuários da Unidade de Saúde do Panatis, Natal/RN. Os participantes levam objetos que remetam histórias vividas e que possam dividir com o grupo, possibilitando um aprendizado coletivo. A Liga Acadêmica Multidisciplinar de Saúde da Família e Comunidade, conhecedora do êxito da prática, traz a metodologia para suas reuniões
Objetivos: Promover o autoconhecimento dos membros da Liga, buscando uma identidade enquanto grupo e o amadurecimento emocional de cada estudante. Modificar os nossos olhares dentro do processo educacional, aprendendo a observar e escutar as histórias de vida
Metodologia ou Descrição da Experiência: Antecipadamente, somos avisados que devemos escolher um objeto a partir do qual contaremos a nossa história. No dia da reunião, formamos um círculo, deixando em evidência uma mesa com os objetos trazidos pelos participantes e uma cadeira que simboliza o púlpito dos contadores de história. Objetos e histórias são os mais diversos. Um participante trouxe uma carteira de estudante, revelando a história da superação de um câncer na infância até a escolha do curso médico; outro, o livro “A Morte de Ivan Ilitch”, dividindo uma relação de cumplicidade com o paciente. Fotos de família, textos e objetos falam de amor, distância e saudades, desenrolando o sentir e o perceber
Resultados: A Tenda foi realizada duas vezes na Liga e uma na comunidade e, apesar do caráter lúdico, traz um envolvimento real dos acontecimentos. Mas observou-se que é necessário o compromisso e seriedade dos integrantes para obtermos o significado da prática.
Conclusão ou Hipóteses: Sentimos que o diálogo nos aproxima enquanto grupo ao conhecermos as histórias de vida de cada membro e, ao mesmo tempo, que podemos aplicar esta abordagem na comunidade, aliando a sabedoria popular ao conhecimento científico, tornando uma prática terapêutica através da narrativa.
Palavras-chave
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