Sexualidade na terceira idade: uma revisão de literatura
Resumo
Introdução: A sexualidade é fundamental para uma boa qualidade de vida do idoso, o envelhecimento não diminui o interesse por sexo, mas este pode ser vivenciado de diversas formas.
Objetivos: Realizar uma revisão científica nacional relativa á sexualidade na terceira idade.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram utilizados os seguintes descritores: envelhecimento, saúde do idoso, sexualidade, a partir dos quais foram encontrados 189 artigos publicados na Biblioteca Virtual de Saúde: Scielo (Scientific Eletronic Library Online), destes foram selecionados 11 artigos com recorte de tempo de publicação de 2008 a 2012.
Resultados: Dos artigos encontrados emergiram 02 categorias temáticas: a vivência dos idosos na sexualidade e o conhecimento dos profissionais de saúde sobre a sexualidade na terceira idade. Na primeira os estudos mostraram que os idosos expressam sua sexualidade de diversas formas, pelo companheirismo, toque, olhar, abraço ou corporeidade, mas para alguns a sexualidade não faz parte de sua vivência, seja por não possuírem companheiro ou por não terem interesse. Na segunda constatou-se a concordância entre os autores que a informação da equipe de saúde é fundamental para o cuidado integral dos idosos, uma vez que as ações de educação e proteção em relação à sexualidade dos idosos estão subestimadas.
Conclusão ou Hipóteses: Vivenciar a sexualidade nesta etapa de vida ainda é considerado um mito. O desenvolvimento de estudos na área da sexualidade é fundamental frente às mudanças no perfil do idoso e a busca da qualidade de vida.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.