Roteiro de cuidado à criança: um instrumento facilitador do aprendizado
Resumo
Introdução: A formação do enfermeiro deve ser pautada na dimensão humanista, crítica e reflexiva em que suas competências sejam desenvolvidas de forma a agir com responsabilidade social e compromisso com a cidadania, na promoção da saúde individual do ser humano.
Objetivos: Desenvolver um instrumento de coleta de dados que facilite a evolução de enfermagem no setor de pediatria.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo do tipo relato de experiência acerca da elaboração de um instrumento de coleta de dados para facilitar a compreensão e elaboração da evolução de enfermagem, a ser usado na Atividade Acadêmica de Enfermagem Pediátrica, desenvolvido a partir das orientações de docentes e do manual do Ministério da Saúde.
Resultados: O roteiro é destinado a auxiliar os discentes no cuidado ao recém-nascido e à criança. Sendo composto por itens que facilitam a avaliação completa do paciente, estruturado da seguinte forma: aspectos pessoais, como identificação, a idade, acompanhante entre outros, seguido da avaliação neurológica, se está irritado, choroso ou ativo, com questionamentos sobre deambulação dentre outros, há também a avaliação dos sinais vitais, seguido do exame físico composto pelo exame da cabeça, com a avaliação do perímetro cefálico, exame do tórax, abdome, genitália, pele e membros superiores e inferiores, finalizando com dieta, se tolera e que tipo, funções de eliminação e condutas realizadas.
Conclusão ou Hipóteses: O roteiro possibilitou aos discentes uma melhor compreensão sobre o exame e, maior agilidade na elaboração da evolução de Enfermagem, mostrando-se como um instrumento fundamental no cuidado ao recém-nascido e/ou criança.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.