Roteiro de consulta à gestante/puérpera: uma estratégia facilitadora do cuidado em enfermagem
Resumo
Introdução: A enfermagem tem a finalidade de incentivar e promover, ações de autocuidado, através da promoção da saúde ou recuperação da doença e/ou lesão. As tecnologias inovadoras de ensino são ferramentas fundamentais na formação do enfermeiro, e é de suma importância que este seja impulsionado a atuar com responsabilidade, segurança e afeição, proporcionando ao paciente, condições favoráveis à sua saúde.
Objetivos: Desenvolver um roteiro de coleta de dados que favoreça a compreensão do discente e estimule a agilidade na evolução de enfermagem na assistência à mulher no ciclo gravídico-puerperal.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo do tipo relato de experiência a respeito da elaboração de um roteiro para o desenvolvimento da evolução de enfermagem na assistência a mulher no ciclo gravídico-puerperal. O instrumento de ensino foi elaborado a partir de uma pesquisa prévia ao Manual do Ministério da Saúde “Pré-Natal e Puerpério Atenção Qualificada e Humanizada”.
Resultados: O roteiro elaborado pelas discentes tem a finalidade facilitar e orientá-las na assistência prestada à mulher, bem como auxiliar na elaboração da Evolução de enfermagem. Tal roteiro é composto pelas seguintes secções: Identificação; Classificação em gestante, parturiente ou puérpera; Antecedentes Pessoais e Antecedentes Familiares; Antecedentes Ginecológicos e Obstétricos; dados da Gestação Atual; Exame Físico Geral/Obstétrico; e Condutas adotadas.
Conclusão ou Hipóteses: O roteiro possibilitou o desenvolvimento dos discentes nas ações de assistência à mulher no ciclo gravídico-puerperal, através da promoção da saúde e do estímulo ao autocuidado. O roteiro possibilitou também aos discentes o desenvolvimento de suas habilidades no que diz respeito à realização de exame físico e obstétrico completo, de maneira concisa e organizada.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.