Residência multiprofissional na ESF: papel do preceptor na integração da equipe
Resumo
Introdução: Com a dificuldade encontrada pelos autores em integrar a equipe com os residentes, e baseando-se na Portaria nº 2.488 de 21/10/11 que visa a qualificação dos vínculos de trabalho, valoriza a formação e educação permanente dos profissionais surgiu a necessidade no aprofundamento do tema.
Objetivos: Analisar o acolhimento dos residentes pelos profissionais que compõe a equipe da Estratégia Saúde da Família e propor a construção de um acolhimento ampliado, implicando todos os profissionais na produção de ações formativas junto aos alunos.
Metodologia ou Descrição da Experiência: Pesquisa bibliográfica baseada na observação da realidade encontrada nas unidades surge a proposta de realizar por intermédio de Educação Permanente uma estratégia de intervenção. O projeto de intervenção começaria com a proposta em reunião de equipe aos profissionais da Unidade da Educação Permanente, como um espaço de reflexão do processo de trabalho e autoavaliação de cada profissional nas suas atribuições e metas, realizando de forma coletiva o planejamento e a definição de prioridades.
Resultados: Com este espaço de discussão é esperado a criação de vínculo e melhora na comunicação entre a coordenação do curso, o preceptor da unidade e os residentes, um maior esclarecimento aos profissionais do seu papel formador e de suas atribuições, bem como as atribuições dos residentes, a evidência dos benefícios da academia presente na unidade pode trazer, o resgate da integração da equipe com a inserção dos residentes, reorganização do processo de trabalho com todos os atores de forma dinâmica e participativa, pactuação de metas por todos os envolvidos.
Conclusão ou Hipóteses: A avaliação do plano de intervenção será acordada nas discussões coletivas do processo de trabalho, com o planejamento das ações e a organização do trabalho, a equipe terá subsídio para definir a melhor forma de avaliação para todo o processo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.