Associação depressão e síndrome metabólica em idosos
Resumo
Introdução: A depressão é um distúrbio da área afetiva ou do humor com forte impacto funcional em qualquer faixa etária. Possui natureza multifatorial por envolver diversos aspectos biológicos, sociais e psicológicos. Em idosos, pode ser responsável pela perda de autonomia e pelo agravamento de quadros patológicos preexistentes. A depressão tem-se associado às alterações do metabolismo da glicose, hipertensão, adiposidade central e dislipidemias, integrantes do que é chamada síndrome metabólica (SM), evidenciando a necessidade do reconhecimento, por parte dos profissionais de saúde, dessas patologias durante suas práticas clínicas.
Objetivo: Conhecer a associação entre Depressão e Síndrome Metabólica em pacientes idosos do grupo de hipertensos e diabéticos cadastrados na área de abrangência da ESF do Bairro Metropol, no município de Criciúma, SC.
Metodologia: Estudo descritivo, transversal, com abordagem predominantemente quantitativa. A população envolveu os pacientes idosos, acima dos 65 anos, cadastrados no grupo de hipertensos e diabéticos da Estratégia Saúde da Família, do Bairro Metropol, no município de Criciúma, SC, num total de 98 pacientes.
Resultados: 16 (30,77%) são do sexo masculino e 36 (69,23%) são do sexo feminino. A média de idade foi de 72,71 anos com um desvio padrão de ± 6,08 anos. 21 pacientes (40,38%) têm diagnóstico de depressão e 31 pacientes (59,62%) não tem o diagnóstico de depressão.
Conclusão: A partir dos dados analisados, concluímos que todos os sujeitos da amostra apresentam Síndrome Metabólica e há uma significativa parcela com preditivo de depressão, que apesar de não ser predominante, indica um escore expressivo para essa condição, pois a probabilidade é a de que haja o desenvolvimento de sintomas depressivos com o aumento da idade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF/AApontamentos
- Não há apontamentos.
Este periódico é de responsabilidade das associações:
Apoio institucional: