Grupo Focal como estratégia de educação em pacientes hipertensos e diabéticos
Resumo
No Programa de Educação Tutorial para a Saúde (Pet-saúde), cujo objetivo é qualificar a formação e as práticas dos serviços de saúde no âmbito da Estratégia de Saúde da Família, através da formação em serviço, implementado no ano de 2009 em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Regional de Blumenau, os acadêmicos de diversos cursos da área da saúde estiveram envolvidos em atividades de pesquisa, ensino e extensão. Acadêmicos, profissionais da saúde e docentes procuram atender às reais demandas da comunidade, também com atividades de extensão e pesquisa e através do conhecimento adquirido/compartilhado melhor qualificar a prática do ensino. O alvo desta apresentação é compartilhar os resultados da primeira experiência de pesquisa dos petianos da linha - Uso Racional de Medicamentos e Adesão Terapêutica - cujo objetivo foi conhecer as estratégias que os pacientes utilizam para lembrar-se de tomar seus medicamentos. A Técnica de pesquisa qualitativa empregada, grupo focal e os critérios de seleção dos usuários de medicamentos partiram de ampla discussão e estudo com todos os envolvidos. A amostra então se compôs de usuários de medicamentos contínuos, assíduos da unidade de saúde Germano Puff, assistidos pela equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) e inseridos num mesmo contexto e perfil social. Foram selecionados 12 usuários para a entrega de convites, dos quais nove compareceram na unidade no dia determinado para a discussão. A técnica de grupo focal seguiu com um roteiro semi-estruturado e gravado, composto por quatro pequenas situações-problema envolvendo dos seguintes temas: a) Aquisição da medicação b) Uso da medicação c) Relação com a família, Vida social/Trabalho d) Relação com a equipe do ESF. Após a transcrição dos dados gravados, leitura e discussão com a equipe definiram-se as seguintes categorias para análise: Acesso, Responsabilidades e Estratégias de Uso. Os dados apontaram a existência de dificuldades no acesso, o desejo de compartilhar responsabilidades para o cuidado com os medicamentos com outros atores e que os pacientes utilizam diversas estratégias para lembrar-se de tomar os medicamentos. Nesse sentido o estudo apontou que individualizar a atenção dada aos pacientes em relação aos medicamentos, pode ser um importante instrumento para melhorias da adesão ao tratamento. Além disso, a técnica de grupo focal foi avaliada pelos participantes como um instrumento que possibilita compartilhar experiências.
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